O 12º Capítulo Geral dos Rogacionistas, realizado de 05 a 23 de julho de 2016, no Centro de Espiritualidade Rogate, em Morlupo, Itália, trouxe algumas boas novidades:

 

1.Foi escolhida uma equipe com maior diversidade cultural, com a presença – por primeira vez – de um coirmão indiano, Pe. Unny Pottokkaran (Conselheiro do Apostolado do Rogate). Assim, juntamente com os italianos – Pe. Bruno Rampazzo (Superior Geral), Pe. Matteo Sanavio (Serviço da Caridade e Missões), Pe. Gioacchino Chiapperini (Economia) –, o filipino com nome espanhol ou brasileiro, Pe. José Maria Ezpeleta (Vigário Geral e Conselheiro da Vida Religiosa, Formação e Animação Vocacional), e o nosso brasileiro Pe. Gilson Luiz Maia (Laicato, Paróquias e Juventudes), formarão um belo time de governo.

 

2.O setor Rogate ficou exclusivo. Anteriormente havia o setor vocacional e o das juventudes unidos a ele. Não que não tenham referência ou ligação, mas era necessário uma maior atenção ao nosso específico apostolado, que compreende a comunicação (produções, traduções, mídia...), a formação específica (Teologia do Rogate), a pesquisa. A animação vocacional ficou com o setor “formação”, sendo concebida como a primeira etapa do processo formativo, segundo a nossa Normativa e a Ratio. A pastoral da juventude foi deslocada para o setor “Laicato e Paróquias”. Assim, temos os quatro grandes setores bem definidos:

a)Vida Religiosa, Formação e Animação Vocacional;

b)Apostolado do Rogate;

c)Serviço da Caridade e Missões;

d)Laicato, Paróquias e Juventudes.

 

3.Foi aprovada a possibilidade de termos nas Circunscrições a mesma configuração do Governo Geral, ou seja, que o Ecônomo não seja conselheiro, facilitando o trabalho em rede com a instância central. A partir do próximo Capítulo Provincial (2018), caso aprovemos, poderemos ter os quatro conselheiros com os setores acima descritos, e escolhermos um ecônomo. Aprovou-se, também, a diminuição dos anos de Profissão Perpétua para a eleição ou nomeação dos Conselheiros das Circunscrições, de 10 para 5 anos.

 

4.O documento conclusivo, como já apresentado pelas comissões prévias, manteve a estrutura metodológica bastante conhecida na América Latina: “ver-julgar-agir”. Após uma primeira parte em que aborda os principais desafios da atualidade (questões antropológico-culturais, econômicas, eclesiais e da vida consagrada rogacionista), passando pela segunda parte onde é resgatada a essência de nosso Carisma, o Rogate como proposta de vida (com os elementos bíblicos que fundamentam a identidade carismática, os ícones – inspiração do Rogate, encontro com Zancone e ida a Avinhão – e a Regra de Vida), chegamos à terceira parte, numa tentativa de responder aos desafios através do nosso específico. As propostas ou indicações finais terão basicamente dois grandes polos: a) aquelas direcionadas à própria pessoa e comunidade religiosa, num chamado a viver e testemunhar a alegria do evangelho e a vida fraterna em comunidade; b) as direcionadas aos diversos setores de ação (Formação, Rogate, Caridade, Missões, Laicato, Paróquias, Economia ou Gestão).

 

Pe. Gilson, Conselheiro Geral para o Laicato, Paróquias e Juventudes, por sua experiência, certamente ajudará a nova equipe de governo. Já residiu na Cúria Geral quando estava fazendo especialização bíblica, e também foi secretário no Departamento de Vocações e Ministérios da Conferência Episcopal Latino-americana (DEVYM-CELAM), residindo na Colômbia e percorrendo vários países da América Latina. Agora, marcará presença nos cinco continentes, levando um pouquinho de nossa Província, com sua caminhada eclesial e cultural. Um serviço amplificado e que necessita de nossas orações e apoio. O religioso retorna ao Brasil e permanece em Bauru até meados de outubro. Participará – como convidado – da reunião do Governo Provincial nos dias 10 e 11 de agosto, quando analisaremos o seu substituto no serviço de Conselheiro da Província e Vigário. Com relação à função de pároco em Bauru, poderá continuar exercendo até sua viagem a Roma. Esperamos definir o novo quadro de Composição das Comunidades 2017 na reunião do Governo Provincial de outubro (dias 26 e 27). Pe. Gilson participará também do Encontro das Famílias Rog em Passos, dias 17 e 18 de setembro, já como Conselheiro Geral do Setor, e de nossa assembleia em Mairiporã, de 19 a 22, quando poderá apresentar um relatório de seu setor provincial.

 

Pe. Ângelo permanecerá na Europa até as vésperas da nossa assembleia, a qual participará. Aproveitará este tempo para rever algumas pessoas queridas e fazer um tempo de merecido descanso, além de ajudar o novo Superior Geral no início do mandato, passando as informações relevantes que não aparecem em relatórios. O aplauso da assembleia capitular ao Pe. Ângelo, num claro reconhecimento de seu belo trabalho nos seis anos passados, foi emocionante a cada um de nós, participantes. Nosso querido Pe. Ângelo demonstrou que um governo não deve ser feito tanto com palavras, documentos, regras, mas sobretudo com testemunho de humanidade, proximidade, carinho. Parabéns, Pe. Ângelo, por seu testemunho. Esperamos que o novo Governo continue esta prática. E seja bem vindo entre nós.

 

Enviai, Senhor, operários e operárias à vossa messe!

 

Pe. Juarez Albino Destro, rcj




O diálogo
O Tempo do Natal nos recorda, dentre tantos simbolismos, a Família de Nazaré, modelo para as famíli...

A alegria do amor
  Estamos no Tempo do Advento, um novo Ano Litúrgico. Juntos com toda a Igreja rezamos e invocamos: “...

Servir, uma ação vocacional
Certamente ainda recordamos aquela fotografia ilustrando o cartaz da Campanha da Fraternidade de 2015. A imagem ficou re...

54º Dia Mundial de Oração pelas Vocações
Impelidos pelo Espírito à missão   Se em 2015 o papa Francisco nos convidou a refletir, no D...

Serena e Santa Páscoa!
  “Enquanto comiam, Jesus tomou um pão e, tendo pronunciado a bênção, o partiu, d...

A Palavra é um dom. O outro é um dom
Amados irmãos e irmãs!   A Quaresma é um novo começo, uma estrada que leva a um desti...

De esperança a esperança
Recebemos a notícia da Páscoa de Dom Paulo Evaristo Arns, OFM, Cardeal e Arcebispo emérito de S&ati...

As boas novas trazidas pelo Capítulo Geral
O 12º Capítulo Geral dos Rogacionistas, realizado de 05 a 23 de julho de 2016, no Centro de Espiritualidade ...

A Igreja, mãe das vocações
Pai de misericórdia, que destes o vosso Filho pela nossa salvação e sempre nos sustentais com os ...

Mensagem de Páscoa do papa Francisco
Amados irmãos e irmãs, boa Páscoa! Ressoa na Igreja espalhada por todo o mundo o anúncio do...

Que Santo Aníbal nos guie neste Ano da Misericórdia
Jesus, através da luz que brota de seu Natal, ilumina-nos e nos conforta por meio do papa Francisco. Ele nos conv...

Festa Rogacionista no Dia das Missões e de São Lucas
Com o terremoto de Messina no início dos anos 1900 os Rogacionistas e as Filhas do Divino Zelo saíram dos ...




 1 [2][3][4][5] próxima »