29.03.2012


Está para ser lançado o livreto "Rogai pois...", contendo esquemas de orações nos ritmos diário, semanal, mensal e anual. É uma edição melhorada e ampliada do "Manual do Associado" da União de Oração pelas Vocações, editado e lançado em 2008. Após quatro anos de intensa atividade nos grupos formados nas diversas realidades das Províncias São Lucas (Rogacionista) e Nossa Senhora do Rogate (Filhas do Divino Zelo), muitas contribuições foram dadas, em vista de tornar o instrumento de oração mais completo e de acordo com as necessidades dos próprios associados.

 

Podemos relembrar o que já afirmaram os superiores provinciais na época do lançamento da União de Oração pelas Vocações em nosso contexto latino-americano, Pe. Ângelo Ademir Mezzari e Ir. Maria Inez Rosso, uma mensagem de comunhão para a Família do Rogate, válida ontem, hoje e sempre: "Unidos na oração pelas vocações queremos ser fiéis ao mandamento de Jesus, que ao ver a messe abandonada e sem pastor teve compaixão e disse: Rogai pois ao Senhor da messe que envie operários para a sua messe (Mt 9,38; Lc 10,2). Desejamos também continuar a grande intuição carismática e tradição de Santo Aníbal Maria Di Francia, que muitos anos atrás, na cidade de Messina, na Itália, fundou a Pia União da Rogação Evangélica do Coração de Jesus, com a finalidade de propagar em toda a Igreja o espírito do Rogate. Hoje, as Congregações Religiosas das Filhas do Divino Zelo e dos Rogacionistas do Coração de Jesus, juntamente com as Missionárias Rogacionistas e a Associação das Famílias Rog, assumem este compromisso, a partir do carisma próprio do Rogate, de estender, ainda mais, em toda a Igreja, este mutirão de oração pelas vocações. Bons operários e operárias que são os cristãos leigos e leigas, os homens e as mulheres de vida consagrada e religiosa, os ministros ordenados, diáconos, presbíteros, bispos".

 

Uma das melhorias em relação à edição anterior é a inclusão do estatuto da associação atualizado, com o conteúdo da União Sacerdotal de Oração pelas Vocações. Nas nossas Províncias, após análise nas instâncias consultivas, incluída a Equipe de Assessoria ao Rogate (EAR), resolveu-se manter uma única e mesma associação, que já contempla possíveis ministros ordenados como associados. Dentre outras melhorias está o próprio formato do livro, mais fácil de manusear, além de ser, agora, em duas cores, auxiliando os momentos de oração, seja pessoal ou em comunidade. O conteúdo também foi melhorado, destacando a inclusão de hinos específicos no dia a dia.

 

"Rezar pelas vocações é nosso empenho pessoal. Unidos na oração pelas vocações é nosso compromisso comunitário", afirmavam nossos Superiores Provinciais de 2008. Queremos desejar o mesmo! Que este novo subsídio seja, de fato, "instrumento facilitador e mediador de nossa oração e de nossos compromissos"; que possamos viver "em primeira pessoa este espírito de oração" e sejamos, para todos, "testemunhas convincentes do Rogate, a exemplo de Jesus e de Santo Aníbal".

 

O lançamento está previsto para 29 de abril, 49º Dia Mundial de Oração pelas Vocações.










voltar