São considerados ex-alunos Rogacionistas aqueles que estudaram em alguma obra socioeducativa Rogacionista e também os religiosos que acabaram saindo da congregação, mas que mantêm o vínculo e a comunhão, seja pela amizade ou pelo carisma do Rogate.


No Brasil há uma sede dos Ex-alunos em Criciúma (SC), com o nome de ADEAR (Associação dos Ex Alunos Rogacionistas). Os associados reúnem-se ao menos uma vez ao ano nas dependências do Seminário e Colégio Rogacionista Pio XII. No dia do encontro, além da confraternização entre as famílias, há momento formativo e informativo.
Noutras cidades do país também há grupos de ex-alunos, formados, geralmente, por ex-religiosos e suas famílias.

 





15º Encontro Anual da Associação das Famílias Rog


Recordar é reviver "Ao celebrar 150 anos do Rogate recordamos que foi aos Pés de Jesus Eucarístico que Aníbal teve a primeira intuição deste mandamento do Coração de Jesus. Rogai ao Senhor da Messe que envie operários para messe. Recordamos também que nesta pericope (Mt 9,35-38) Aníbal encontrou a luz que iluminou seu olhar, a luz que o fez ver a Messe na ótica do Cristo. O Rogate que nasceu aos pés do Senhor, e como essência de um verdadeiro incenso subiu ao céu e se expandiu nos cinco continentes. Se nós como Família ROG não dobramos os joelhos diante do Senhor, se não dilatarmos o coração não conseguiremos exalar o perfume do Cristo. É quando nos colocamos aos pés do senhor que Ele nos mantém de pé e nos ajuda a caminhar..." Pe. Luciano Grigório, assessor do encontro.