É uma associação eclesial inspirada no mandamento de Jesus: “Rogai ao Senhor da messe que envie operários para a suamesse”, seguindo a intuição carismática de Santo Aníbal Maria Di Francia. Tem como objetivo e missão rezar pelas vocações, propagar esta oração na Igreja e ser um bom operário. É formada por membros que se associam, de forma pessoal, com a responsabilidade de trabalhar para a concretização de seu objetivo, através de compromissos pessoais e comunitários. São admitidos cristãos leigos e leigas comprometidos com o trabalho na messe, pessoas de vida consagrada e ministros ordenados.

 

Histórico

 

Consciente de que é dever de todo cristão cumprir o mandamento de Jesus da oração pelas vocações, Santo Aníbal fundou a “Sagrada Aliança” em 1897 com o objetivo de envolver os sacerdotes e os bispos na dinâmica do Rogate. Três anos depois, em 1900, fundou a “Pia União da Rogação Evangélica do Coração de Jesus”, envolvendo a todos, pessoas de vida consagrada e cristãos leigos e leigas.

Na América Latina, em 08 de dezembro de 2007, 107 anos após a iniciativa do “apóstolo da oração pelas vocações”, é lançada a “União de Oração pelas Vocações”, resgatando e atualizando a proposta de Santo Aníbal, englobando as duas associações em uma única.

No dia 1º de novembro de 2009, em Roma, é lançada a “União Sacerdotal de Oração pelas Vocações”, numa iniciativa realizada durante o Ano Sacerdotal (junho de 2009 a junho de 2010). Está situada “no interior da União de Oração pelas Vocações, como expressão específica e qualificada” (cf. carta de anúncio do lançamento). Embora haja estatuto próprio, entende-se, na América Latina, que se deva continuar apenas com uma associação, incluindo em seu estatuto alguns conteúdos específicos desta nova associação.


Como Participar

Para participar da União de Oração pelas Vocações, entre em contato preenchendo o formulário em nossa página (http://www.rogacionistas.org.br/new/contato.php).

 

Conheça o Estatuto da União de Oração pelas Vocações na América Latina (download).






6ª Romaria da Família do Rogate


A 6ª Romaria da Família do Rogate ao Santuário Santo Aníbal Maria Di Francia, em Passos (MG), aconteceu no dia 18 de maio de 2019. Com a temática “Rogate, Dom e Gratidão”, e com o lema “Ao ver as multidões, Jesus encheu-se de compaixão...” (Mt 9,36), celebramos os 150 anos da inspiração do Rogate e 15 anos da canonização do apóstolo da oração pelas vocações. A Romaria ao Santuário Santo Aníbal Maria é para a Família do Rogate um ato de fé e uma forte experiência de comunhão espiritual no carisma do Rogate. Acreditamos que essa peregrinação possibilitou um belíssimo encontro e fortalecimento espiritual de todos aqueles/as que comungam do carisma do Rogate (Rogacionistas, Filhas do Divino Zelo, Missionárias Rogacionistas, Famílias Rog, União de Oração pelas Vocações e Ex-alunos Rogacionistas). Que pela intercessão de Nossa Senhora do Rogate e de Santo Aníbal Maria, o Senhor da messe, continue a derramar suas bênçãos e graças sobre toda a nossa Família. Enviai, Senhor, operários e operárias à vossa messe!