“Fala com Sabedoria, ensina com Amor” (Provérbios 31, 26)

 

                  Iniciamos o Tempo Quaresmal com o apelo do Papa Francisco para que “Não nos cansemos de fazer o Bem...” (Gál. 6, 9-10a), conforme a mensagem papal para a Quaresma 2022. E, exatamente, a poucas horas o Papa Francisco fez um apelo para que cerrem as armas e a paz se estabeleça. Estamos em plena guerra no Leste Europeu que já vitimou tantos seres humanos, especialmente pequenos e inocentes. São milhares de ucranianos que fogem da guerra e as problemáticas humanas, neste tempo confuso e dilacerado, tendem a aumentar e a se estender para outras situações que consequentemente surgirão num esperançoso pós-guerra e pós pandemia, que são as questões e tensões sociais, econômicas e políticas que já estavam fragilizadas há algum tempo. Precisamos nos preparar! E, neste sentido, não há espaço para o pecado da indiferença, para o negacionismo da realidade do mundo, para as politicagens e as polarizações. Estejamos, portanto, atentos a esta interpelação para que sejamos uma Família do Rogate vocacionalizada a escuta e ao discernimento da realidade que nos cerca, que encontremos na atração do “nós” a substituição pelo perigo do pecado do “eu” – egoísmo e do autoritarismo em todas as ações. Deus nos liberte do pecado da guerra e nos converta a cada dia para o exercício do Bem Querer, da paz benfazeja. Com sabedoria São João Paulo II dizia que a pior guerra é aquela que começa dentro do ser humano.

 

                Diante de tudo, como Família do Rogate, nos perguntamos: O que esta realidade atual diz respeito a nós, no interior das nossas Comunidades Religiosas, das nossas famílias, nas nossas paróquias, santuários, obras socioeducativas, na missão, na formação e animação vocacional, na comunicação do Rogate e nas nossas relações interpessoais, através dos vários canais de in-formação que dispomos para esta reciprocidade e possibilidade de escuta e discernimento? A realidade atual nos provoca a saída da condição de espectadores para uma percepção dos sinais dos tempos, parafraseando São João XXIII na Encíclica Pacem in Terris, consolidada no Concílio Vaticano II (Cf. Texto Base da CF/2022, nº 29, no Brasil).

 

Neste interim, como Família do Rogate, em comunhão com o Superior Geral, Pe. Bruno Rampazzo, lemos na Carta Circular, prot. nº 302/2021, sobre o tema, “A nossa Comunicação”. Pe. Bruno escreve que a comunicação é parte integrante e insubstituível do nosso trabalho de evangelização e comunicação na Congregação e nas relações interpessoais e que precisamos considerar algumas condições que favoreçam uma comunicação autêntica e construtiva. Sobre isso, o Pe. Reinaldo Leitão, Conselheiro Provincial do Setor Rogate e responsável pela comunicação em nossa Circunscrição está preparando a nossa contribuição que será somada às contribuições de todas as Circunscrições cujo objetivo do Governo Geral é dar orientações objetivas a toda Congregação sobre este tema tão atual que é a Comunicação nos seus diversos e variados meios de propagação, que visa o Bem Comum, Fratelli Tutti.

 

Entretanto, dada a complexidade dos desafios da realidade do mundo atual, tão próximos de nós, propomos para esta Quaresma um exercício pessoal e comunitário sobre o significado da nossa Comunicação, como Família do Rogate.

 

Não obstante a tudo, com alegria e entusiasmo iniciamos a segunda Visita Canônica às Comunidades da Província São Lucas e agradecemos o carinho fraterno com que somos recebidos e o esforço desmedido dos Religiosos e membros dos vários segmentos da Família do Rogate que, apesar de tantas situações inesperadas causadas pelo mal da Covid 19 que desestabilizou algumas ações administrativas, formativas, socioeducativas e pastorais, percebemos que aos poucos tudo vai se encaminhando para o Bem. Cremos que a paz reinará, que a saúde prevalecerá e a força do Bem será capaz da transformação da vida. Que tudo possa ecoar com sinergia no cotidiano das nossas atividades. A empatia, o respeito, o diálogo e a solidariedade possam ser colocadas como prioridades nas nossas relações interpessoais.

 

Louvemos e agradecemos os 50 Anos da Primeira Profissão Religiosa do nosso estimado Pe. Osni Marino Zanatta; o início das comemorações do Jubileu de Ouro da Paróquia Divino Espírito Santo, de Brasília (DF) e do Jubileu de Diamante da Paróquia São João Batista, de Presidente Jânio Quadros (BA). Ao mesmo tempo, agradecemos a Deus o ingresso dos cinco novos propedeutas, em Bauru; as preparações para a grande festa dos 40 Anos da Revista Rogate, dos 125 Anos da nossa fundação e a aprovação ao Diaconato do Ir. Silas de Oliveira, cuja ordenação está marcada para o dia 13 de maio, às 18h30, em Passos (MG). De modo especial, o nosso louvor a Deus pela recuperação da saúde dos nossos coirmãos e os encaminhamentos de um contrato da Província com o Hospital Santa Catarina que contempla todos os religiosos; a nomeação de uma Comissão de Tradução e a conclusão para a publicação das novas Diretrizes do SAV Rog. Assim sendo, nos próximos dias, encaminharemos cartas protocolares sobre alguns destes temas supracitados.

                Que o espírito da “Fraternidade e Educação” (CF/22) ecoe em cada um de nós e que prossigamos no Caminho Sinodal, da Comunhão, da Participação e da Missão.

 Um excelente início de Quaresma e boa preparação para a Páscoa, no desejo do maior bem, com copiosas bênçãos.

 

Pe. Geraldo Tadeu Furtado, rcj 

Superior Provincial 

 




Mensagem do Papa Francisco ao Capítulo Geral
"Ao Reverendíssimo Padre Bruno RAMPAZZO Superior Geral dos Rogacionistas do Coração de Jesus ...

Mensagem de Páscoa do Superior Provincial
Mensagem de Páscoa do Superior Provincial Começa um novo ciclo... (Cf. Jo 20, 1). Era o Primeiro Dia da ...

Mensagem do Superior Provincial
 “Fala com Sabedoria, ensina com Amor” (Provérbios 31, 26)        &nb...

Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial da VC
"SANTA MISSA COM OS MEMBROS DOS INSTITUTOS DE VIDA CONSAGRADAE DAS SOCIEDADES DE VIDA APOSTÓLICA Dois anci&atild...

O Natal é a concretização do grande Bem de Deus para a humanidade
 Mensagem de Natal Aos Rogacionistas À Família do Rogate    O Natal é a concreti...

Missão é um privilégio, uma graça
Depois de 13 anos fora do Brasil (Argentina, Paraguai e Angola), retornei para um novo ciclo: missão no sert&atil...

Mensagem do Superior Provincial
“Dedicarei para esta oração incessante todos os meus dias e todas as minhas intenções&...

Mensagem de Páscoa do Superior Provincial
“Jesus de Nazaré foi ungido por Deus com o Espírito Santo... Ele andou por toda a parte, fazendo o...

Mensagem de Natal do Superior Provincial
Natal do Senhor Ano 2020    “O povo, que andava na escuridão viu uma grande luz...” (Is ...

FESTA DE SANTO ANÍBAL MARIA DI FRANCIA
  FESTA DE SANTO ANÍBAL MARIA DI FRANCIA   Quem é o homem que foi chamado de Santo, quando fa...

Mensagem para o Dia Mundial da Vida Consagrada
    Na Festa da Apresentação do Senhor, vimos dirigir uma prece de gratidão a Deus por co...

Mensagem de Natal do Superior Provincial
Mensagem de Natal - 2019   “Eu vos anuncio uma grande alegria...” (Lc 2, 10).   Coirmãos...




 1 [2][3][4][5][6] próxima »