Mensagem de Páscoa do Superior Provincial

Começa um novo ciclo... (Cf. Jo 20, 1).

Era o Primeiro Dia da semana, bem de madrugada..., conforme lemos no Quarto Evangelho para a liturgia do Domingo da Páscoa na Ressurreição do Senhor.

A expressão o “Primeiro Dia” nos reporta ao começo, ao momento presente, ao início de um novo ciclo. Neste sentido, é interessante recorrer a Santa Teresa de Ávila em sua célebre frase: “Agora começamos, estamos sempre começando, procuremos ir de bem a melhor”. A missão começa após a nossa participação diária no Mistério da Fé – Ite missa est (Mt 28, 8-19).

A simbologia do caminho nos chama a uma atenção especial para estarmos atentos ao momento presente, aquilo que nos circunda, que ocorre dentro de nós e ao nosso redor: Quem somos? Como estamos? Qual caminho estamos percorrendo? Viver o momento presente é de salutar importância para vislumbrarmos o significado da Ressurreição. O quem somos agora, neste exato momento, vai determinar como estamos e por onde estamos caminhando ou desejamos caminhar amanhã.

É Páscoa! E, como sabemos, a Páscoa é a vitória da vida sobre o pecado e a morte. Jesus de Nazaré, subiu a Jerusalém para enfrentar o calvário e a cruz, na esperança da Ressurreição. 

Nos últimos tempos a humanidade tem sofrido o seu calvário e carregado a sua cruz todos os dias. É a realidade do momento presente que todos nós conhecemos e estamos cientes, pois passamos por muitas problemáticas humanas num tempo que tem gerado inseguranças, desequilíbrios e tensões em vários âmbitos, sobretudo no âmbito social, político, econômico e religioso, nas relações interpessoais, na saúde psíquica e espiritual. Mas, este não é o momento para fazermos análises de conjunturas, isto podemos fazer em outras ocasiões para não cometermos o pecado da indiferença diante das realidades atuais. Também, não desejamos nos somar ao coro dos lamentosos. É Páscoa! É o início de um novo ciclo, é o começo do caminho, é o Primeiro Dia.

Na convocação que o Papa Francisco fez a Igreja para preparação do Sínodo dos Bispos, em outubro de 2023, vemos a simbologia do Caminho, o caminho da Sinodalidade, da importância do “caminhar juntos” no momento presente que nos convoca a comunhão, participação e missão. 

A Páscoa do Senhor nos convida a olharmos para o presente do nosso caminho, sermos também os madrugadores da Ressurreição, termos a coragem e a ousadia de olhar para dentro de nós mesmos e nos perguntarmos por Jesus Ressuscitado dentro de nós, na nossa mente e no nosso coração e assim rezarmos todos os dias, em forma de jaculatória: Senhor, que os teus sentimentos estejam no meu coração e na minha mente. 

É urgente nos situarmos no presente da Ressurreição e da Vida. A paz que buscamos fora deve começar dentro, pois muitos corações e mentes estão em conflitos e guerras contínuas. Em um mundo tão conturbado é urgente nos desacelerarmos, a mente e o coração, nos calarmos interiormente, fazermos o silêncio que é capaz de gritar por um novo recomeço. Assim fizeram as primeiras comunidades cristãs, conforme o relato lucano dos Atos. As comunidades cristãs descobriram critérios claros para um bom discernimento e a Palavra de Jesus, transmitida pelos apóstolos sob o impulso do Espírito Santo ecoou nas mentes e nos corações daquela nova Igreja animada e fiel a doutrina transmitida pelos apóstolos. 

Todavia, no espírito da Páscoa somos convidados a começar agora e seguirmos de bem a melhor o Caminho da Ressurreição e da Vida para não perdermos a conexão com a nossa interioridade, com a nossa capacidade de escuta de nós mesmos, dos outros e de Deus. É urgente nos escutarmos a nós mesmos para nos perguntarmos quem somos, como estamos e por qual caminho estamos seguindo: do passado, do presente ou do futuro? Estas perguntas podem nos trazer a resposta pela ansiedade contínua que temos pelo que virá, por nosso projeto de vida, pelo futuro próximo e o desejo de chegar à “terra prometida”. Cuidemo-nos e vivamos o presente, da Ressurreição ao Pentecostes, “com alegria e exultação, como se fossem um só dia, ou melhor, como um grande e único Domingo” (Cf. Diretório da Liturgia da Igreja no Brasil, Tempo Pascal, Santo Atanásio). 

Entretanto, para não perdermos a direção do caminho, façamos um pouco do silêncio interior para nos salvarmos da dependência e da angústia do que virá. Páscoa é viver o momento presente de forma salutar, é contribuir com a vida do Planeta, é nos desintoxicarmos interiormente vencendo o grave pecado da autorreferencialidade, da preocupação excessiva, do medo e da incerteza da Ressurreição. Páscoa é nos perguntarmos por nossa saúde mental, física e espiritual. Páscoa é não desistir de ser bom para si mesmo e para os outros, é ressuscitar para novas formas de vida, é começar um novo ciclo (Jo 20, 1). 

Respire e viva em paz, com saúde. É Páscoa! Pense, cante, na alegria do hoje pascal, pois amanhã será um lindo dia, amanhã está toda esperança... (Cf. Canção de G. Arantes, “Amanhã”).

         Pela proteção de Nossa Senhora do Rogate, e a intercessão de Santo Aníbal Maria, apóstolo da Oração pelas Vocações, no espírito da Sinodalidade, desejo-lhes o maior bem, com copiosas bênçãos pascais.

Cordialmente,

Pe. Geraldo Tadeu Furtado, rcj

      Superior Provincial

 




Mensagem do Papa Francisco ao Capítulo Geral
"Ao Reverendíssimo Padre Bruno RAMPAZZO Superior Geral dos Rogacionistas do Coração de Jesus ...

Mensagem de Páscoa do Superior Provincial
Mensagem de Páscoa do Superior Provincial Começa um novo ciclo... (Cf. Jo 20, 1). Era o Primeiro Dia da ...

Mensagem do Superior Provincial
 “Fala com Sabedoria, ensina com Amor” (Provérbios 31, 26)        &nb...

Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial da VC
"SANTA MISSA COM OS MEMBROS DOS INSTITUTOS DE VIDA CONSAGRADAE DAS SOCIEDADES DE VIDA APOSTÓLICA Dois anci&atild...

O Natal é a concretização do grande Bem de Deus para a humanidade
 Mensagem de Natal Aos Rogacionistas À Família do Rogate    O Natal é a concreti...

Missão é um privilégio, uma graça
Depois de 13 anos fora do Brasil (Argentina, Paraguai e Angola), retornei para um novo ciclo: missão no sert&atil...

Mensagem do Superior Provincial
“Dedicarei para esta oração incessante todos os meus dias e todas as minhas intenções&...

Mensagem de Páscoa do Superior Provincial
“Jesus de Nazaré foi ungido por Deus com o Espírito Santo... Ele andou por toda a parte, fazendo o...

Mensagem de Natal do Superior Provincial
Natal do Senhor Ano 2020    “O povo, que andava na escuridão viu uma grande luz...” (Is ...

FESTA DE SANTO ANÍBAL MARIA DI FRANCIA
  FESTA DE SANTO ANÍBAL MARIA DI FRANCIA   Quem é o homem que foi chamado de Santo, quando fa...

Mensagem para o Dia Mundial da Vida Consagrada
    Na Festa da Apresentação do Senhor, vimos dirigir uma prece de gratidão a Deus por co...

Mensagem de Natal do Superior Provincial
Mensagem de Natal - 2019   “Eu vos anuncio uma grande alegria...” (Lc 2, 10).   Coirmãos...




 1 [2][3][4][5][6] próxima »