No próximo dia 1º de julho concluiremos o Ano Eucarístico da Família do Rogate. A carta circular dos Superiores Gerais, Pe. Ângelo Ademir Mezzari e Ir. Maria Teolinda Salemi, "Ele está no meio de nós; a presença de Jesus Eucarístico na Família do Rogate" (Coleção RogZelo 06), que pudemos estudar e refletir durante todo este período, deu-nos valiosas indicações que certamente nos acompanharão para além do encerramento do Ano Eucarístico. Dentre as várias indicações, podemos destacar duas:

 

a) reavivar a espiritualidade eucarística. Diante de Jesus Sacramentado, em qualquer momento de prece e louvor ou ação de graças de nosso cotidiano, diante daquele "que se dignou vir e habitar entre nós", diante daquele que nos ama, aprendemos e reaprendemos a ficar com ele, morar ao seu lado, apesar dos tantos afazeres do dia a dia. Em outras palavras, nossa missão, nosso serviço, nossas energias cotidianas, tudo é feito como doação, partilha, em vista da comunhão plena. Com Jesus – e seguindo seu exemplo – queremos que a vida prevaleça;

 

b) força e sustento da comunhão fraterna. O crescimento e a maturidade de nossa vida consagrada e ministerial depende de uma participação ativa e fervorosa da eucaristia cotidiana. A partilha do Pão Eucarístico na mesa do altar, durante a celebração eucarística, é referência para vivermos em harmonia entre nós, superando as possíveis divisões.

 

Numa recente carta dos superiores gerais dos institutos fundados por Santo Aníbal Maria Di Francia (Pe. Ângelo Mezzari e Madre Teolinda Salemi), enviada na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, 15 de junho de 2012, há um aceno para "um importante evento que nos compromete como membros da Família do Rogate: o 50º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, que será celebrado em 2013, no 4º Domingo da Páscoa". Embora pareça distante, os nossos animadores maiores já nos chamam a atenção para que este Dia seja preparado com antecedência, e até - por que não? - envolvendo a Igreja local no evento. "Exortamos a todos vós, portanto, a ter presente este Dia e a prepará-lo com gratidão e muito fervor", afirmam Pe. Ângelo e Madre Teolinda.

 

No Brasil, por exemplo, o Centro Rogate e o Instituto de Pastoral Vocacional (IPV), do qual fazem parte as Filhas do Divino Zelo e os Rogacionistas - com mais oito institutos de carisma vocacional -, estão juntos com a Conferência Episcopal projetando uma Campanha Vocacional para 2013, com destaque para este Dia Mundial de Oração pelas Vocações. E, para 2014, estão planejando a realização de um Simpósio Vocacional, em homenagem aos 50 anos da instituição do Dia Mundial de Oração pelas Vocações (Paulo VI, em 1964). São iniciativas muito válidas nas Igrejas locais. Desejamos que os religiosos e as religiosas de outros países possam animar as Igrejas locais neste sentido.

 

Nesta mesma carta dos superiores gerais, como anexos, foram enviados alguns subsídios específicos para serem utilizados na conclusão do Ano Eucarístico em todas as Comunidades. Os textos estão disponíveis na seção de dowloads (Família do Rogate). Há proposta de um tríduo e uma vigília eucarística, além de adoração eucarística para o dia Primeiro de Julho. Em Messina, berço do Rogate, na Basílica Santuário de Santo Antônio e templo da Rogação Evangélica, o canal de televisão RAI 1 transmitirá a santa missa do domingo, presidida pelo Superior Geral dos Rogacionistas, Pe. Ângelo Mezzari. Em seguida terá início a adoração eucarística na Igreja do Espírito Santo, Casa mãe das Filhas do Divino Zelo.

 

Que possamos seguir o exemplo de nosso Santo Fundador, que vivia todo dia como um "dia eucarístico", e todo ano como um "ano eucarístico", com início e fim a cada festa de Primeiro de Julho.

Pe. Juarez Albino Destro, RCJ

Provincial




Missão é um privilégio, uma graça
Depois de 13 anos fora do Brasil (Argentina, Paraguai e Angola), retornei para um novo ciclo: missão no sert&atil...

Mensagem do Superior Provincial
“Dedicarei para esta oração incessante todos os meus dias e todas as minhas intenções&...

Mensagem de Páscoa do Superior Provincial
“Jesus de Nazaré foi ungido por Deus com o Espírito Santo... Ele andou por toda a parte, fazendo o...

Mensagem de Natal do Superior Provincial
Natal do Senhor Ano 2020    “O povo, que andava na escuridão viu uma grande luz...” (Is ...

FESTA DE SANTO ANÍBAL MARIA DI FRANCIA
  FESTA DE SANTO ANÍBAL MARIA DI FRANCIA   Quem é o homem que foi chamado de Santo, quando fa...

Mensagem para o Dia Mundial da Vida Consagrada
    Na Festa da Apresentação do Senhor, vimos dirigir uma prece de gratidão a Deus por co...

Mensagem de Natal do Superior Provincial
Mensagem de Natal - 2019   “Eu vos anuncio uma grande alegria...” (Lc 2, 10).   Coirmãos...

Alegrai-vos e exultai
A Exortação Apostólica do papa Francisco sobre o chamado à santidade, Gaudete et Exsultate (...

A alegria do amor
  Estamos no Tempo do Advento, um novo Ano Litúrgico. Juntos com toda a Igreja rezamos e invocamos: “...

Servir, uma ação vocacional
Certamente ainda recordamos aquela fotografia ilustrando o cartaz da Campanha da Fraternidade de 2015. A imagem ficou re...

54º Dia Mundial de Oração pelas Vocações
Impelidos pelo Espírito à missão   Se em 2015 o papa Francisco nos convidou a refletir, no D...

Serena e Santa Páscoa!
  “Enquanto comiam, Jesus tomou um pão e, tendo pronunciado a bênção, o partiu, d...




 1 [2][3][4][5] próxima »