Para entender a mudança de logomarca da Província Rogacionista São Lucas, um pouco de história...

 

Com a expansão dos Rogacionistas pelo mundo, hoje presentes nos cinco continentes, foram sendo criadas as Regiões ou Circunscrições, com administração descentralizada. Surgiram as Delegações, as Quase-Províncias e as Províncias, cada qual com autonomias definidas por regra interna. Temos, atualmente, três Províncias, três Quase-Províncias e uma Delegação:

a) Província São Lucas – com sede em São Paulo (Brasil);

b) Província Santo Aníbal – com sede em Bari (sul da Itália);

c) Província Santo Antônio – com sede em Pádua (norte da Itália);

d) Quase-Província da África;

e) Quase- Província das Filipinas;

f) Quase-Província da Índia;

g) Delegação dos Estados Unidos.

Alguns aspectos determinam esta organização, como por exemplo, o número de religiosos e o número de Casas, além da autonomia financeira. No nosso caso de Brasil, primeira Casa nascente fora da Itália (berço da Congregação), tudo começou com uma presença missionária, totalmente dependente da Cúria Geral, de Roma. Com o passar do tempo, surgiu a Delegação Rogacionista do Brasil. Em seguida, passou a ser Quase-Província Rogacionista do Brasil. Em 1986 passou a ser designada de Província Rogacionista Latino-americana (abrangendo as Casas do Brasil e de alguns países vizinhos, como Argentina e Uruguai).

A Delegação dos Estados Unidos, no ano 2008, expande fronteiras e abre uma Casa Rogacionista no México, país vizinho à sede daquela Circunscrição. México, geograficamente, faz parte do continente latino-americano. Começou-se, então, a questionar a imprecisão na nomenclatura da Província Rogacionista Latino-americana. Mais preciso seria não vincular o nome com regiões geográficas. Surgiu, então, ano passado, durante os festejos dos 25 anos de criação da Província (1986-2011) a proposta de alterar sua nomenclatura, homenageando o santo celebrado em 18 de outubro, dia da inauguração da primeira Casa Religiosa fora da Itália, dia da criação da Província. O Governo Geral aprovou a mudança para Província Rogacionista São Lucas a partir de 18 de outubro de 2011.

E a logomarca?

Mesmo após a criação da Província Rogacionista Latino-americana, em 1986, não era utilizada qualquer logomarca. Somente 10 anos depois, em 1996, começou-se a utilizar nas cartas enviadas um símbolo Rogacionista (Trigo, Cruz, Coração e a letra R). Este símbolo foi criado por um arquiteto italiano, Raffaele Boccuni, no dia 10 de junho de 1981. O desenho está num quadro, no escritório do Economato Geral, em Roma. De maio de 1997 a maio de 1998, durante o ano de celebração do Centenário de Fundação da Congregação, no lugar do símbolo de Boccuni utilizou-se a logomarca oficial do Ano Centenário.

No dia 05 de outubro de 1998, o Governo Provincial aprovou uma logomarca específica da Província Latino-americana. Basicamente havia o símbolo da Congregação em dourado (cor do Trigo maduro), e o mapa da América Latina em azul, com detalhes circulares, numa composição que recordava o globo. Esta logomarca específica foi utilizada pela primeira vez durante o 5º Capítulo Provincial, realizado exatamente em outubro daquele ano. E permaneceu até 2012...

 

Foram 14 anos! E chegou o momento de mudar. Resolveu-se manter o símbolo da Congregação de Raffaele Boccuni e utilizá-lo colorido, com pequena alteração nas dimensões. E só! Nada de mapas ou outros possíveis detalhes, pois o símbolo, como deve ser, traz por si os significados necessários: a) o TRIGO em dourado, pronto para a colheita, a urgência da missão, a messe se perdendo por falta de operários e operárias; b) a CRUZ em azul, símbolo do seguimento, cor do céu, lembrando o Reino e o mundo que clama por vida; c) o CORAÇÃO em vermelho, como deve ser todo aquele que ama, que também sente compaixão, como Jesus ao ver a multidão abandonada, sem pastor; d) o "R" também em vermelho, extensão do coração, inicial da palavra ou mandamento de Jesus: "Rogate ergo Dominum messis..." (Rogai pois ao Senhor da messe...). É o carisma, a necessidade de rezar, ser e divulgar o mandamento, ainda desconhecido ou ignorado por muitos.

A partir de julho de 2012, quando concluiu-se o Ano Eucarístico da Família do Rogate, a Província Rogacionista São Lucas começou a utilizar esta logomarca, com esta riqueza de signos.

 

Pe. Juarez Albino Destro, RCJ

Superior Provincial




Missão é um privilégio, uma graça
Depois de 13 anos fora do Brasil (Argentina, Paraguai e Angola), retornei para um novo ciclo: missão no sert&atil...

Mensagem do Superior Provincial
“Dedicarei para esta oração incessante todos os meus dias e todas as minhas intenções&...

Mensagem de Páscoa do Superior Provincial
“Jesus de Nazaré foi ungido por Deus com o Espírito Santo... Ele andou por toda a parte, fazendo o...

Mensagem de Natal do Superior Provincial
Natal do Senhor Ano 2020    “O povo, que andava na escuridão viu uma grande luz...” (Is ...

FESTA DE SANTO ANÍBAL MARIA DI FRANCIA
  FESTA DE SANTO ANÍBAL MARIA DI FRANCIA   Quem é o homem que foi chamado de Santo, quando fa...

Mensagem para o Dia Mundial da Vida Consagrada
    Na Festa da Apresentação do Senhor, vimos dirigir uma prece de gratidão a Deus por co...

Mensagem de Natal do Superior Provincial
Mensagem de Natal - 2019   “Eu vos anuncio uma grande alegria...” (Lc 2, 10).   Coirmãos...

Alegrai-vos e exultai
A Exortação Apostólica do papa Francisco sobre o chamado à santidade, Gaudete et Exsultate (...

A alegria do amor
  Estamos no Tempo do Advento, um novo Ano Litúrgico. Juntos com toda a Igreja rezamos e invocamos: “...

Servir, uma ação vocacional
Certamente ainda recordamos aquela fotografia ilustrando o cartaz da Campanha da Fraternidade de 2015. A imagem ficou re...

54º Dia Mundial de Oração pelas Vocações
Impelidos pelo Espírito à missão   Se em 2015 o papa Francisco nos convidou a refletir, no D...

Serena e Santa Páscoa!
  “Enquanto comiam, Jesus tomou um pão e, tendo pronunciado a bênção, o partiu, d...




 1 [2][3][4][5] próxima »