Dois anos se passaram. A partir da atualização de mensagens anteriores evidencio o sentimento atual de "soprar a velinha no bolo de 2º aniversário".

 

O grande desafio de harmonizar uma orquestra não é tarefa fácil! Continua chamando a atenção nesta "maestria" uma certa cultura de vida religiosa isolada. É como se na orquestra um dos músicos e seu instrumento musical ficasse em outro local, distante dos demais. Correndo o risco, desta forma, de um "desafino", o que tornaria a melodia menos perfeita. Acredito que muito foi superado, graças a superiores de comunidades autênticos animadores e instrumentos de união, pequenos maestros de suas orquestras. Formadores, ecônomos, animadores vocacionais, conselheiros, diretores de obras, párocos, agentes de pastoral, assistentes eclesiásticos... Quanto instrumento! Uma Comunidade Religiosa que vive em fraternidade e "harmonia" não visualiza os instrumentos na sua individualidade, mas enxerga o todo harmônico. Há um responsável por um setor, mas os demais são co-laboradores daquele específico setor. Com frequência esquecemo-nos disso.

Muito se fez, em todos os setores de atividades. E novamente manifesto meu agradecimento à equipe de Governo, aos Conselheiros Provinciais, ao Superior Delegado na área hispânica, ao secretário. Poderíamos registrar alguns destaques neste segundo ano de Governo, como os eventos realizados no setor da Formação - cursos de julho, em Brasília (DF), encontro dos formandos também em julho, em Bauru (SP), assembleia dos religiosos de outubro, em Vinhedo (SP) - ou no setor do Rogate, Laicato e Paróquias - encontro dos párocos, das Famílias Rog, formação de animadores, produções - ou, ainda, no setor da Caridade e Missões e Gestão... Certamente se fôssemos relatar tudo chegaríamos ao relatório de atividades que recentemente apresentamos ao Superior Geral na visita canônica a esta Circunscrição. Um texto de muitas páginas! O volume é grande porque os projetos e atividades foram realizados no espírito de participação, colaboração, empenho em querer avançar sempre mais na vida fraterna, no discipulado missionário.

As visitas oficiais realizadas entre os meses de abril a agosto deste ano a todas as Comunidades Religiosas permitiram um melhor conhecimento da dinâmica geral, do funcionamento das engrenagens ou da Rede Rogacionista, alimentada pelo amor dos religiosos em suas atividades. Uma Rede que tende a crescer cada vez mais!

Dois anos se passaram. O sentimento e o desejo do primeiro aniversário continuam os mesmos: "Momento de agradecer a Deus pelos benefícios concedidos à nossa Província, a cada Casa em particular, a cada um de nós e aos que participam de nosso carisma. Nossa Família do Rogate está de parabéns! De presente de aniversário eu desejo apenas o que a nossa própria Normativa estabelece: que cada religioso Rogacionista de nossa Província, na Eucaristia, possa celebrar a comunhão entre nós".

 

Muito obrigado pelo apoio e a colaboração. E continuemos juntos na missão!

 

Sob a proteção de Nossa Senhora do Rogate, de São Lucas e de Santo Aníbal Maria Di Francia, enviamos cordiais saudações.

 

Pe. Juarez Albino Destro, RCJ

Superior Provincial





Missão é um privilégio, uma graça
Depois de 13 anos fora do Brasil (Argentina, Paraguai e Angola), retornei para um novo ciclo: missão no sert&atil...

Mensagem do Superior Provincial
“Dedicarei para esta oração incessante todos os meus dias e todas as minhas intenções&...

Mensagem de Páscoa do Superior Provincial
“Jesus de Nazaré foi ungido por Deus com o Espírito Santo... Ele andou por toda a parte, fazendo o...

Mensagem de Natal do Superior Provincial
Natal do Senhor Ano 2020    “O povo, que andava na escuridão viu uma grande luz...” (Is ...

FESTA DE SANTO ANÍBAL MARIA DI FRANCIA
  FESTA DE SANTO ANÍBAL MARIA DI FRANCIA   Quem é o homem que foi chamado de Santo, quando fa...

Mensagem para o Dia Mundial da Vida Consagrada
    Na Festa da Apresentação do Senhor, vimos dirigir uma prece de gratidão a Deus por co...

Mensagem de Natal do Superior Provincial
Mensagem de Natal - 2019   “Eu vos anuncio uma grande alegria...” (Lc 2, 10).   Coirmãos...

Alegrai-vos e exultai
A Exortação Apostólica do papa Francisco sobre o chamado à santidade, Gaudete et Exsultate (...

A alegria do amor
  Estamos no Tempo do Advento, um novo Ano Litúrgico. Juntos com toda a Igreja rezamos e invocamos: “...

Servir, uma ação vocacional
Certamente ainda recordamos aquela fotografia ilustrando o cartaz da Campanha da Fraternidade de 2015. A imagem ficou re...

54º Dia Mundial de Oração pelas Vocações
Impelidos pelo Espírito à missão   Se em 2015 o papa Francisco nos convidou a refletir, no D...

Serena e Santa Páscoa!
  “Enquanto comiam, Jesus tomou um pão e, tendo pronunciado a bênção, o partiu, d...




 1 [2][3][4][5] próxima »