Dia 13 de março de 2013 torna-se uma data histórica para a Igreja Católica, especialmente para nós, católicos do continente latino-americano. É a primeira vez que um papa tão próximo é eleito! E de nossa Província Rogacionista São Lucas, que compreende, atualmente, Casas da Argentina, do Brasil e do Paraguai. Uma proximidade não apenas geográfica, mas também no jeito de ser, no relacionamento humano. Alguns gestos ou palavras acenam a isso:

1. Após a longa e atenta "mirada" àquela multidão, o novo papa começa a sua saudação inicial com uma brincadeira ao afirmar que seus colegas cardeais foram buscá-lo "quase no fim do mundo".

2. "Eis-me aqui!", afirmou em seguida o recente papa Francisco. Uma resposta ao chamado. Sabe que, em última análise, foi o próprio Deus quem o chamou para este novo ministério.

3. "Agradeço-vos [...]. Obrigado!". Ainda se acostumando com o novo cargo recebido há pouco tempo, Francisco agradece a todos pela acolhida, por estarem aguardando o novo pastor, o novo líder, esperando ansiosos suas primeiras palavras e seus primeiros gestos. Agradecer é reconhecer o outro, ter ciência que o interlocutor está presente, existe e é importante, com seus gestos e palavras.

4. Depois de ter rezado pelo bispo emérito de Roma - Bento XVI, a inversão de papeis revela definitivamente este reconhecimento do valor daquela multidão: o papa, aquele que deveria rezar e abençoar o povo, pede "antes de mais nada" que o povo o abençoe e reze por ele. E se inclina!

5. Em seu primeiro discurso público o papa utiliza palavras de "fraternidade, amor e mútua confiança". São conceitos típicos de uma pessoa de vida consagrada, do jesuíta que é. Esta identidade pode "fazer a diferença" entre este atual papa e os anteriores, ao menos do resgate da importância da confiança e da vida fraterna em comunidade, para superar toda divisão. A base, é claro, continua sendo o amor.

6. Quebra de protocolo: após a bênção (último gesto daquele momento de saudação do povo), Francisco pede o microfone para continuar seu relacionamento humano com a multidão. Sabia que o povo mereceria um pouco mais de tempo com ele, pois muitos estavam ali há horas. E o que disse? "Irmãos e irmãs, tenho de vos deixar. Muito obrigado pelo acolhimento! Rezai por mim e até breve! Veremo-nos em breve. Amanhã quero ir rezar aos pés de Nossa Senhora, para que guarde Roma inteira. Boa noite e bom descanso!" Palavras reveladoras de uma pessoa bastante próxima, como se estivesse numa conversa informal.

7. O nome escolhido - Francisco - dispensa comentário. O de Assis ou Xavier. A homenagem pode ser a ambos. Humildade, respeito ao Criador e às Criaturas, importância da missão...

Desejamos ao novo papa o melhor! Rezaremos por seu ministério! Vamos torcer para que consiga formar uma bela equipe de trabalho, com assessores de confiança, que o ajudem a conduzir o barco, a seguir pelo caminho da justiça, da inclusão, do amor e da paz!

Até dá vontade de chamar o papa de Chico! Em italiano seria Ciccio! Um apelido carinhoso que demonstra nossa proximidade com o pastor!

Pe. Juarez Albino Destro, RCJ

Sup. Prov.




Missão é um privilégio, uma graça
Depois de 13 anos fora do Brasil (Argentina, Paraguai e Angola), retornei para um novo ciclo: missão no sert&atil...

Mensagem do Superior Provincial
“Dedicarei para esta oração incessante todos os meus dias e todas as minhas intenções&...

Mensagem de Páscoa do Superior Provincial
“Jesus de Nazaré foi ungido por Deus com o Espírito Santo... Ele andou por toda a parte, fazendo o...

Mensagem de Natal do Superior Provincial
Natal do Senhor Ano 2020    “O povo, que andava na escuridão viu uma grande luz...” (Is ...

FESTA DE SANTO ANÍBAL MARIA DI FRANCIA
  FESTA DE SANTO ANÍBAL MARIA DI FRANCIA   Quem é o homem que foi chamado de Santo, quando fa...

Mensagem para o Dia Mundial da Vida Consagrada
    Na Festa da Apresentação do Senhor, vimos dirigir uma prece de gratidão a Deus por co...

Mensagem de Natal do Superior Provincial
Mensagem de Natal - 2019   “Eu vos anuncio uma grande alegria...” (Lc 2, 10).   Coirmãos...

Alegrai-vos e exultai
A Exortação Apostólica do papa Francisco sobre o chamado à santidade, Gaudete et Exsultate (...

A alegria do amor
  Estamos no Tempo do Advento, um novo Ano Litúrgico. Juntos com toda a Igreja rezamos e invocamos: “...

Servir, uma ação vocacional
Certamente ainda recordamos aquela fotografia ilustrando o cartaz da Campanha da Fraternidade de 2015. A imagem ficou re...

54º Dia Mundial de Oração pelas Vocações
Impelidos pelo Espírito à missão   Se em 2015 o papa Francisco nos convidou a refletir, no D...

Serena e Santa Páscoa!
  “Enquanto comiam, Jesus tomou um pão e, tendo pronunciado a bênção, o partiu, d...




 1 [2][3][4][5] próxima »