O refrão do hino oficial da 23ª Assembleia Geral Eletiva (AGE) da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), realizada de 15 a 19 de julho de 2013, em Brasília (DF), “Permanece conosco! Permanece, Senhor, no meio de nós!”, ainda está repercutindo na mente e nos corações dos participantes do evento, os mais de 500 religiosos e religiosas de todo o Brasil. Foram dias de celebração, aprofundamento de temáticas atuais, definição de novas prioridades e novo horizonte inspirador, fortalecimento de vínculos de comunhão, segurança na continuidade da missão e escolha da nova diretoria para o triênio 2013-2016. O objetivo geral foi alcançado, ou seja, todos saíram com os rostos transfigurados, como na experiência de Pedro, Tiago e João, quando subiram ao monte com Jesus e o viram com o rosto diferente, não um outro rosto, mas um rosto transfigurado, mais alegre, ressuscitado, animado. Religiosos e religiosas retornaram à sua missão convictos de que Jesus permanece junto, de que Deus é, de fato, Emanuel. Esta certeza faz o discípulo missionário trabalhar muito mais animado, com esperança e alegria, ajudando outros a também se animarem e prosseguirem a missão.

 

Na mensagem final, lida no último dia da assembleia, destaca-se o atual contexto de “mudanças paradigmáticas, pluralismo religioso, grandes manifestações nas ruas, emergência de novos sujeitos sociais e culturais”. A percepção clara da realidade é um primeiro passo, uma “provocação” a transformar algo. “Sob a luz da Palavra de Deus e a escuta dos sinais dos tempos”, a exemplo dos discípulos de Emaús, a partir das reflexões, das partilhas e experiências, da identidade e do lugar da vida consagrada no mundo atual, da juventude e do coração ardoroso, percebemos “que a Vida Religiosa precisa manter a mística e a profecia como ressignificação do ser consagrado”. Reafirmamos a “opção preferencial pelos pobres, a intercongregacionalidade na missão, a interculturalidade como caminho de diálogo e proximidade solidária das realidades sociais e étnico culturais”. A mensagem também agradece a diretoria que prestou seu belo serviço na gestão anterior, e saúda com alegria a nova diretoria, com religiosos e religiosas representando diferentes regiões do País.

 

Durante os dias da assembleia, que envolveu, segundo a Ir. Márian Ambrosio, presidente anterior, quase 200 pessoas em sua preparação e organização, houve a presença de autoridades, representando os diferentes organismos da Igreja (CIVCSVA, CLAR, CNBB, CMOVC, CNIS, CNP, CND, CNLB, USGB, USG, dentre outras). São muitas as siglas. Nelas estão os vários membros de uma única assembleia de vocacionados e vocacionadas, como numa reunião familiar, em torno de uma mesa, numa refeição, na partilha do “pão e vinho”, numa eucaristia. Foi na ceia que os olhos dos discípulos se abriram! É numa assembleia que deixamos de ser cegos e voltamos a perceber a luz que ilumina o caminho. Que Deus está conosco já temos a certeza. Resta-nos compreender ainda mais o significado de realizar a comunhão no dia a dia!

 

Os mais de 32 mil religiosos e religiosas do Brasil desejam ao Ir. Paulo Petry, o novo presidente da CRB, e a toda a diretoria eleita, uma ótima gestão, nesta nova fase que se inicia, com novo estatuto, numa visão conjunta entre as secções regionais e a CRB como um todo.

 

Pe. Juarez Albino Destro, RCJ

Superior Provincial




Mensagem do Papa Francisco ao Capítulo Geral
"Ao Reverendíssimo Padre Bruno RAMPAZZO Superior Geral dos Rogacionistas do Coração de Jesus ...

Mensagem de Páscoa do Superior Provincial
Mensagem de Páscoa do Superior Provincial Começa um novo ciclo... (Cf. Jo 20, 1). Era o Primeiro Dia da ...

Mensagem do Superior Provincial
 “Fala com Sabedoria, ensina com Amor” (Provérbios 31, 26)        &nb...

Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial da VC
"SANTA MISSA COM OS MEMBROS DOS INSTITUTOS DE VIDA CONSAGRADAE DAS SOCIEDADES DE VIDA APOSTÓLICA Dois anci&atild...

O Natal é a concretização do grande Bem de Deus para a humanidade
 Mensagem de Natal Aos Rogacionistas À Família do Rogate    O Natal é a concreti...

Missão é um privilégio, uma graça
Depois de 13 anos fora do Brasil (Argentina, Paraguai e Angola), retornei para um novo ciclo: missão no sert&atil...

Mensagem do Superior Provincial
“Dedicarei para esta oração incessante todos os meus dias e todas as minhas intenções&...

Mensagem de Páscoa do Superior Provincial
“Jesus de Nazaré foi ungido por Deus com o Espírito Santo... Ele andou por toda a parte, fazendo o...

Mensagem de Natal do Superior Provincial
Natal do Senhor Ano 2020    “O povo, que andava na escuridão viu uma grande luz...” (Is ...

FESTA DE SANTO ANÍBAL MARIA DI FRANCIA
  FESTA DE SANTO ANÍBAL MARIA DI FRANCIA   Quem é o homem que foi chamado de Santo, quando fa...

Mensagem para o Dia Mundial da Vida Consagrada
    Na Festa da Apresentação do Senhor, vimos dirigir uma prece de gratidão a Deus por co...

Mensagem de Natal do Superior Provincial
Mensagem de Natal - 2019   “Eu vos anuncio uma grande alegria...” (Lc 2, 10).   Coirmãos...




 1 [2][3][4][5][6] próxima »