O papa Francisco, ainda Cardeal Bergoglio, afirma a necessidade de a Igreja “sair de si mesma e ir para as periferias”, não apenas geográficas, mas também existenciais (cf. SOARES, A. & PASSOS, J. Francisco, renasce a esperança. São Paulo, Paulinas, 2013, p. 29). No continente latino-americano e caribenho o Documento de Aparecida veio reforçar a dimensão do discipulado missionário, um documento todo ele vocacional. Como exemplo, podemos citar o número 370: “A conversão pastoral de nossas comunidades exige que se vá além de uma pastoral de mera conservação para uma pastoral decididamente missionária”.

A Congregação dos Rogacionistas do Coração de Jesus nasceu missionária naquele ano de 1897. Seu Fundador, Santo Aníbal Maria Di Francia (1851-1927), tinha presente isto. A essência ou o Carisma da Congregação, o Rogate, no tripé “rezar-ser-propagar”, não tem fronteiras. O “remédio”, termo utilizado pelo próprio Santo Aníbal, para uma sociedade necessitada de transformação, de mais vida em todas as dimensões, está na oração para se obter mais operários e operárias na messe do Senhor, está igualmente no testemunho de vida de comunhão, e está na divulgação deste “remédio” para que outros o utilizem: mais pessoas rezando e sendo testemunhas de comunhão, construindo um mundo de justiça, paz e amor. “Rezar-ser-propagar”, Rogate! Esta dimensão missionária do Carisma foi reforçada na última assembleia dos Religiosos Rogacionistas, em julho de 2010, em Roma: “devemos dar atenção particular à consolidação das missões e estações missionárias já iniciadas, avaliando, ao mesmo tempo, exigências de redimensionamento das nossas presenças” (cf. Documento Conclusivo do Capítulo Geral, n. 79; Escritos Rogacionistas 28).

Em outubro de 2010 foi a vez dos Rogacionistas da Província São Lucas reforçarem a dimensão missionária do Carisma. Ainda respirando o Documento de Aparecida, os religiosos refletiram o tema capitular: “Discípulos missionários do Cristo do Rogate”. O documento conclusivo da assembleia assim afirma: “deve-se despojar de elementos que não fazem parte da essência da identidade Rogacionista e buscar novas formas de expressar a adesão radical e o seguimento ao Cristo” (cf. Documento Conclusivo do Capítulo Provincial, n. 27; Escritos Rogacionistas 29). Aprovou-se o favorecimento da ação missionária e a consolidação de uma prática que esteja comprometida com os excluídos (cf. idem, n. 49-50).

Para priorizar a missão é necessária, antes de tudo, uma mudança de mentalidade ou de foco, um autêntico resgate da identidade da vida consagrada. Os Rogacionistas da Província São Lucas estão nesta fase. “Ide, sem medo, para servir”, orientou o papa Francisco aos jovens e a todos nós, na recente Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro (julho de 2013). O consagrado e a consagrada, de fato, devem ir lá onde outros não desejam ir ou tenham dificuldade em estar.

Lançar-se para “águas mais profundas” (cf. Lc 5,1-11) é urgente. Lá, com toda a certeza, poderemos “lançar as redes”, seguindo a indicação de Jesus, pois haverá novas vocações, novo ardor missionário, crescimento...

Pe. Juarez Albino Destro, RCJ

Sup. Prov.

 




Mensagem do Papa Francisco ao Capítulo Geral
"Ao Reverendíssimo Padre Bruno RAMPAZZO Superior Geral dos Rogacionistas do Coração de Jesus ...

Mensagem de Páscoa do Superior Provincial
Mensagem de Páscoa do Superior Provincial Começa um novo ciclo... (Cf. Jo 20, 1). Era o Primeiro Dia da ...

Mensagem do Superior Provincial
 “Fala com Sabedoria, ensina com Amor” (Provérbios 31, 26)        &nb...

Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial da VC
"SANTA MISSA COM OS MEMBROS DOS INSTITUTOS DE VIDA CONSAGRADAE DAS SOCIEDADES DE VIDA APOSTÓLICA Dois anci&atild...

O Natal é a concretização do grande Bem de Deus para a humanidade
 Mensagem de Natal Aos Rogacionistas À Família do Rogate    O Natal é a concreti...

Missão é um privilégio, uma graça
Depois de 13 anos fora do Brasil (Argentina, Paraguai e Angola), retornei para um novo ciclo: missão no sert&atil...

Mensagem do Superior Provincial
“Dedicarei para esta oração incessante todos os meus dias e todas as minhas intenções&...

Mensagem de Páscoa do Superior Provincial
“Jesus de Nazaré foi ungido por Deus com o Espírito Santo... Ele andou por toda a parte, fazendo o...

Mensagem de Natal do Superior Provincial
Natal do Senhor Ano 2020    “O povo, que andava na escuridão viu uma grande luz...” (Is ...

FESTA DE SANTO ANÍBAL MARIA DI FRANCIA
  FESTA DE SANTO ANÍBAL MARIA DI FRANCIA   Quem é o homem que foi chamado de Santo, quando fa...

Mensagem para o Dia Mundial da Vida Consagrada
    Na Festa da Apresentação do Senhor, vimos dirigir uma prece de gratidão a Deus por co...

Mensagem de Natal do Superior Provincial
Mensagem de Natal - 2019   “Eu vos anuncio uma grande alegria...” (Lc 2, 10).   Coirmãos...




 1 [2][3][4][5][6] próxima »