De 13 a 16 de outubro de 2014, em Atibaia (SP), realizou-se a 12ª Reunião Conjunta da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CMOVC-CNBB). O encontro reuniu os coordenadores Regionais da Pastoral Vocacional / Serviço de Animação Vocacional (PV/SAV) e os organismos afins da Comissão, ou seja, os diáconos (CND - Comissão Nacional dos Diáconos), os padres (CNP – Comissão Nacional dos Presbíteros), a vida consagrada (CRB – Conferência dos Religiosos do Brasil; CNIS – Conferência Nacional dos Institutos Seculares), os formadores (OSIB – Organização dos Seminários e Institutos do Brasil) e o Instituto de Pastoral Vocacional (IPV). Participaram, também, Dom Pedro Brito Guimarães, arcebispo de Palmas (TO), presidente da CMOVC-CNBB e bispo referencial da CNP e da CND, Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre (RS) e bispo referencial na Comissão para a Vida Consagrada, e Dom Waldemar Passini Dalbello, bispo de Goiânia (GO) e referencial na Comissão para a PV/SAV e a OSIB. O tema "Nova Evangelização e Cultura Pós-moderna" foi apresentado no primeiro dia do encontro, com a assessoria do Pe. Leomar Brustolin, professor de Antropologia Teológica na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). O conteúdo foi analisado e aprofundado nos organismos, em vista da aplicação prática. Os organismos também avaliaram as suas próprias atividades já realizadas em 2014 e puderam projetar aquelas futuras, com o objetivo de um trabalho em conjunto.

 

Pe. Leomar, em sua apresentação, definiu o que se entende por Pós-modernidade e o impacto que representa para a fé cristã. Definiu, ainda, a Nova Evangelização e sua incidência em nossa prática pastoral. Abordou os conceitos e deixou claro que se na modernidade a autonomia é pela pessoa, na pós-modernidade prevalece o plural. Isso acabou gerando certa insegurança e maior busca pelo transcendente. A cultura atual, mescla de modernidade, pré e pós-modernidade, acaba sendo um desafio para uma nova evangelização, que valorize o ser humano acima de tudo. Há uma crise e um clamor pela alteridade, uma sede a ser saciada, uma necessidade de se reencontrar com Jesus. A Nova Evangelização prevê a continuidade da evangelização, mas com novo ardor, novos métodos e novas expressões. Na verdade, trata-se de um novo dinamismo, renovando a experiência comunitária da fé e do anúncio num novo contexto cultural, social, politico e econômico. Exige nova atitude de todos, conversão, cultura do encontro, proximidade, acolhida e vida fraterna, processos participativos.

 

Os organismos apresentaram sugestões para o tema do mês vocacional de 2016. A definição ocorrerá no Encontro Nacional do Serviço de Animação Vocacional (ENSAV) no início do próximo ano. Dentre as propostas surgiram indicações direcionadas ao público jovem e do mundo virtual: "solidári@s.com#paixão - seguindo Jesus", ou com referência a determinados valores, como o serviço e a Eucaristia: "Vocacionados para servir" e "Eucaristia, fonte e origem das vocações", ou, ainda, em continuidade com o recente Simpósio Vocacional do Brasil: "Cultura Vocacional em nossa Comunidade". Recordando que o tema do mês vocacional para 2015 será: "Com Maria, vocacionados para servir. Alegrai-vos no Senhor!".

 

Os coordenadores Regionais da PV/SAV sugeriram à CMOVC-CNBB uma programação vocacional para os próximos anos. As sugestões serão analisadas em âmbito interno e possivelmente levadas à Assembleia da CNBB do próximo ano. Eis o esquema geral:

a) 2015 e 2016: Levar o conteúdo do Simpósio Vocacional do Brasil às bases (Cultura Vocacional) e realizar simpósios diocesanos ou regionais, aproveitando a realização do Ano da Vida Consagrada. Sugere-se, também, fazer o estudo sobre a vocação dos Cristãos Leigos e Leigas.

b) 2017: Organizar a realização de uma Conferência Vocacional, congregando representantes dos 18 Regionais da CNBB, com o objetivo de avaliar o caminho dos dois anos anteriores e projetar o 3º Ano Vocacional do Brasil para 2018.

c) 2018: em agosto, na abertura do Mês Vocacional, abertura do 3º Ano Vocacional do Brasil, comemorando os 35 anos da realização do 1º Ano Vocacional no País. O Ano Vocacional vai de agosto de 2018 a agosto de 2019.

d) 2019: no final de agosto ou início de setembro, encerrando o Ano Vocacional, realização do 4º Congresso Vocacional do Brasil, comemorando os 20 anos do 1º (1999).

 

 

Pe. Cláudio D’Angelo Castro, Coordenador da PV/SAV do Regional Sul 3 da CNBB (Rio Grande do Sul) descreve a Reunião Ampliada da CMOVC-CNBB como muito importante, "momento de ampliar a visão na dimensão da cultura atual. Afinal, os métodos do trabalho vocacional devem também se atualizar de acordo com a mudança dos tempos. Vivemos numa época e insistimos em continuar utilizando métodos de outros tempos". Pe. Silas Geraldo, do município de Muriaré (MG), diocese de Leopoldina, preside o CNP no Leste 2. "É a primeira vez que participo deste encontro e estou achando positivo. Repassarei o conteúdo aos companheiros, fomentando-os para que também trabalhem a questão, pois é um tema necessário e atual", afirmou. Sandra de Assis Reis trabalha no Movimento de Moradia Popular na arquidiocese de Mariana (MG) e veio representar a CNIS, onde é a segunda secretária. Avaliou o encontro como "muito bom, com um tema desafiador". Para manter a comunhão com todas as consagradas do CNIS, postará no site da organização o resultado deste encontro.

 

A próxima reunião ampliada da CMOVC-CNBB está marcada para os dias 13 a 16 de outubro de 2015, em Fortaleza (CE). O tema sugerido: "Perspectivas Vocacionais a partir do papa Francisco".

 

 

Pe. Juarez Albino Destro, RCJ
Superior Provincial

 




Mensagem do Papa Francisco ao Capítulo Geral
"Ao Reverendíssimo Padre Bruno RAMPAZZO Superior Geral dos Rogacionistas do Coração de Jesus ...

Mensagem de Páscoa do Superior Provincial
Mensagem de Páscoa do Superior Provincial Começa um novo ciclo... (Cf. Jo 20, 1). Era o Primeiro Dia da ...

Mensagem do Superior Provincial
 “Fala com Sabedoria, ensina com Amor” (Provérbios 31, 26)        &nb...

Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial da VC
"SANTA MISSA COM OS MEMBROS DOS INSTITUTOS DE VIDA CONSAGRADAE DAS SOCIEDADES DE VIDA APOSTÓLICA Dois anci&atild...

O Natal é a concretização do grande Bem de Deus para a humanidade
 Mensagem de Natal Aos Rogacionistas À Família do Rogate    O Natal é a concreti...

Missão é um privilégio, uma graça
Depois de 13 anos fora do Brasil (Argentina, Paraguai e Angola), retornei para um novo ciclo: missão no sert&atil...

Mensagem do Superior Provincial
“Dedicarei para esta oração incessante todos os meus dias e todas as minhas intenções&...

Mensagem de Páscoa do Superior Provincial
“Jesus de Nazaré foi ungido por Deus com o Espírito Santo... Ele andou por toda a parte, fazendo o...

Mensagem de Natal do Superior Provincial
Natal do Senhor Ano 2020    “O povo, que andava na escuridão viu uma grande luz...” (Is ...

FESTA DE SANTO ANÍBAL MARIA DI FRANCIA
  FESTA DE SANTO ANÍBAL MARIA DI FRANCIA   Quem é o homem que foi chamado de Santo, quando fa...

Mensagem para o Dia Mundial da Vida Consagrada
    Na Festa da Apresentação do Senhor, vimos dirigir uma prece de gratidão a Deus por co...

Mensagem de Natal do Superior Provincial
Mensagem de Natal - 2019   “Eu vos anuncio uma grande alegria...” (Lc 2, 10).   Coirmãos...




 1 [2][3][4][5][6] próxima »