"Ao Reverendíssimo Padre Bruno RAMPAZZO
Superior Geral dos Rogacionistas do Coração de Jesus
Por ocasião do vosso XIII Capítulo Geral, desejo animar-vos na preparação espiritual deste evento de graça: é uma importante chamada para retornar-vos cada vez mais às raízes da vossa Congregação, aprofundar o vosso carisma para poder incorporá-lo no contexto sociocultural atual, no modo mais adequado e nas novas fronteiras existenciais.
Vos dediqueis a refletir sobre o tema "A vida religiosa rogacionista hoje: unidade, coordenação e partilha". Deste modo, pretendeis entrar no caminho sinodal da Igreja, para identificar um itinerário comum destinado a harmonizar a unidade, a pluralidade, a comunhão e a diversidade. Trata-se de lançar as bases para construir o presente e o futuro do vosso Instituto sobre os pilares da participação e da missão. Para realizar este projeto, sois chamados a percorrer caminhos apostólicos, mesmo novos, para testemunhar o Evangelho da caridade, comprometendo-se a ser sinais eloquentes do amor de Deus e instrumentos de paz em todos os ambientes.
Para que isto aconteça, é importante que conserveis a herança espiritual que vos foi transmitida pelo vosso fundador, Santo Aníbal, que amou intensamente Cristo e foi sempre inspirado por ele na realização de um apostolado corajoso em favor dos mais necessitados. Siga o seu exemplo e continue a sua missão que ainda hoje é válida, mesmo que tenham mudado as condições sociais em que vivemos.
O grande desafio da inculturação vos pede de anunciar a Boa Nova em linguagens e formas compreensíveis para os homens e mulheres do nosso tempo. Portanto, o campo de apostolado que se abre diante de vós é vasto! Contemplando a compaixão do Cristo do Rogate, a docilidade às aspirações do Espírito Santo, viva o carisma profético rogacionista com alegria e generosidade como homens de oração e caridade. Dê a vossa vida aos pobres, cultive uma verdadeira paixão educativa especialmente pelos jovens, dedique-se a uma intensa atividade pastoral entre as pessoas, especialmente em favor dos últimos e dos excluídos.
Muitos no mundo ainda esperam conhecer Jesus e seu Evangelho: é preciso criar fraternidade e colaboração para anunciar com alegria que Jesus é o Salvador de todos. Portanto, envolva também os fiéis leigos, compartilhando com eles o patrimônio espiritual e cultural recebido como dom do Fundador: busque com eles novas formas de proximidade, promovendo a sobriedade como forma de partilha. Cada um de vós, porém, sabe bem que, para poder realizar frutuosamente o anúncio evangélico como apóstolos do rogate, é necessário antes de tudo cultivar o contato constante com Cristo na oração intensa e fervorosa.
A Virgem Maria vos proteja e Santo Aníbal vos confirme nos vossos propósitos. De minha parte, vos asseguro uma orante recordação e, vos peço de rezar por mim, de coração vos concedo a minha Benção.
Roma, São João de Latrão, 24 de junho de 2022, Solenidade do Santíssimo Coração de Jesus.”
Franciscus



Não deixemos que nos roubem a comunidade!
Na Evangelii Gaudium (A Alegria do Evangelho) o papa Francisco exorta ministros ordenados, pessoas de vida consagrada, c...

IPV: reforçando a intercongregacionalidade na dimensão vocacional
O Instituto de Pastoral Vocacional (IPV), de "cara" ou logomarca nova, dentro das celebrações de seus 20 a...

Priorizar a Missão
O papa Francisco, ainda Cardeal Bergoglio, afirma a necessidade de a Igreja “sair de si mesma e ir para as perifer...

O Pacto das Catacumbas
Alguns dias após a festa da Assunção de Nossa Senhora recebi uma carta redigida por três bisp...

“Permanece conosco! Permanece, Senhor, no meio de nós!”
O refrão do hino oficial da 23ª Assembleia Geral Eletiva (AGE) da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), realiza...

Santo Aníbal, nosso santo da oração e da ação vocacional
Em 1º de junho celebramos a Solenidade de santo Aníbal Maria Di Francia (05/07/1851-1º/06/1927). Não é qualquer s...

As redes sociais são os novos espaços de evangelização
 Uma das últimas mensagens do então papa Bento XVI foi assinada no dia 24 de janeiro de 2013, Festa...

Vocação, sinal da esperança baseada na fé
Eis o tema da mensagem para o Dia Mundial de Oração pelas Vocações, neste ano celebrado em 21 de abril...

Um novo pastor, um novo bispo de Roma
Dia 13 de março de 2013 torna-se uma data histórica para a Igreja Católica, especialmente para nós, católicos do co...

Bento XVI
A mídia, desde o dia 10 de fevereiro de 2013, está noticiando a "renúncia do papa", passando-nos muitas informaçõ...

Novo Ano, nova Composição de Comunidades, novos desafios e perspectivas
2013 chega com novidades, e não poderia ser diferente. A cada novo ano as esperanças são renovadas, os desafios – n...

Tempo de espera pelo Natal!
"O povo que andava na escuridão viu uma grande luz [...].Nasceu para nós um menino, foi-nos dado um filho;ele traz aos...




« anterior [1][2][3] 4 [5][6] próxima »